Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 Estágio ensino médio (Educação física)

R$52,00

Em até 3x de R$17,33 s/ juros

Assim que o site confirmar o pagamento, será enviado no e-mail cadastrado o link para download do arquivo

Descrição

PLANO DE TRABALHO DOS ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA REFORMULAÇÃO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19 ESTÁGIO ENSINO MÉDIO (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Outros estágios clique aqui


POSSUI UM TOTAL DE 18 PÁGINAS

2. PLANO DE TRABALHO: ENSINO MÉDIO (exceto Pedagogia)
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Ensino Médio).
Esse Plano de Trabalho não se aplica ao curso de Pedagogia.

Plano de Trabalho Reformulado
Atividade A: Realizar leitura obrigatória e produção de texto.
Atividade B: Analisar o Planejamento Anual.
Atividade C: Elaborar atividade para a abordagem de temas contemporâneos transversais da BNCC
(meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
Atividade D: Conhecer o processo de gestão escolar.
Atividade E: Conhecer a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento
das disciplinas.
Atividade F: Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Atividade G: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.
Atividade H: Produzir Relatório de Estágio.

2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de
Ensino Médio dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso
e semestre.

ATIVIDADE A – Ler os textos indicados

Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios.
A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar.
Ao acessar o link, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique na
respectiva pasta para visualizar o texto.

Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo-
argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos

autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.

ATIVIDADE B – Analisar o Planejamento Anual

Para realizar essa atividade, analise o Planejamento Anual da disciplina referente ao
seu curso e respectivo estágio do Ensi

dos a serem trabalhados pela
disciplina para a respectiva série do Ensino Médio.
2. Quais os objetivos da disciplina nessa fase do ensino.
3. Quais as metodologias, os recursos e as formas de avaliação.

Você deve produzir um relato contemplando a análise, contendo de 1,5 a 2 páginas.
ATIVIDADE C – Elaborar Atividade para a Abordagem dos Temas Contemporâneos
Transversais da BNCC

Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos –
Guia prático – Temas Contemporâneos.
A partir do Guia Prático dos Temas Contemporâneos Transversais – TCT, elabore uma
proposta de atividade que reflita a área de conhecimento na qual se insere a disciplina de seu
curso de graduação (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas
Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias).
Para elaborar essa proposta de atividade, siga estes passos:
1. Escolha um Tema Contemporâneo Transversal.
2. Busque na BNCC do Ensino Médio uma habilidade que compreenda a área do
conhecimento do seu curso.
3. A partir da seleção dessa habilidade, elabore a proposta com o Tema
Contemporâneo Transversal escolhido, seguindo este modelo:

A proposta de atividade deve ser inserida no relatório final.

ATIVIDADE D – Conhecer o Processo de Gestão Escolar

Segundo a legislação educacional brasileira, alguns documentos devem orientar o
funcionamento das escolas, para expressar as finalidades e as necessidades da realidade
escolar, entre eles, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.
Assista ao vídeo G (Tema: Gestão Escolar) disponível no AVA da disciplina de estágio, na
pasta “Leitura” – Arquivos – Vídeos Complementares Adaptados – Covid.
De acordo com a entrevista do diretor, no vídeo, responda:
1. Como o regimento e o PPP se aplicam nas ações do cotidiano da escola.
2. Discorra sobre 3 (três) aspectos abordados pelo diretor que você destaca como
mais importantes.

As perguntas e as respostas devem ser incorporadas ao relatório final, contendo de 1,5
a 2 páginas.
ATIVIDADE E – Conhecer a Atuação da Equipe Pedagógica no Acompanhamento do
Desenvolvimento da Disciplina

No ambiente escolar, é comum a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento
do professor na condução da disciplina em que atua.
A escola que oferta educação básica, ao mesmo tempo que articula teoria e prática,
também contribui com a formação de pessoas, auxiliando-as em sua inserção na prática social
e no mundo do trabalho. Seguindo essa perspectiva, o estágio possibilita, ao acadêmico, além
de caracterizar o espaço escolar e observar a atuação específica de cada profissional, observar
a atuação integrada de todos os profissionais, visando ao êxito do proposto pela escola.
Ao tratar dos elementos que contribuem para a integração dos profissionais da escola,
merece atenção a maneira como a equipe pedagógica procura agregar o trabalho individual
ao coletivo. Diante da dinâmica escolar, o grande foco fica na centralização das atividades ou
na delegação de responsabilidade, na qual cada profissional pode demonstrar sua parcela de
compromisso. O clima harmônico, sustentado pelo relacionamento interpessoal, permite ao
estagiário observar, logo no início das atividades, a “leitura da realidade”, que se expressa por
meio de diferentes comportamentos de cada profissional da escola.
Assista ao VÍDEO B (Tema: atuação da equipe pedagógica) disponível no AVA da
disciplina de estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos – Vídeos Complementares Adaptados –
Covid.
A partir do vídeo, responda aos tópicos seguintes que se referem às atribuições da equipe
pedagógica no espaço escolar:
1. Escolha e conceitue três atribuições da equipe pedagógica que auxiliam o professor a
organizar o Plano de Trabalho Docente.
2. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor, tendo
como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.

Os tópicos e as respostas devem ser inseridos no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.

ATIVIDADE F – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais

A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”
– Arquivos, e da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma
de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula.

O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas, com a solução da situação-
problema, deve ser inserido no relatório final.

ATIVIDADE G – Elaborar Planos de Aula

A partir da situação-problema da atividade F, você deverá elaborar uma sequência de
2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilizar o modelo a seguir.

ATIVIDADE H – Produzir Relatório de estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.