Portfólio Aspectos culturais da língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio

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Descrição

Portfólio Aspectos culturais da língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio – Semestre 5° e 6°

Curso: Letras – Português e Inglês

Disciplinas: • Gestão educacional • Literaturas de língua portuguesa II • Prática e produção de textos • Língua inglesa II


POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “aspectos
culturais da língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio”. Escolhemos
essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre. Para tanto, é importante relacionar como as disciplinas do semestre

possibilitam um trabalho efetivo para que as práticas vivenciadas no espaço escolar permitam uma
reflexão crítica acerca do trabalho com a língua, literatura e cultura.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Como ponto de partida para esta atividade, você é convidado à leitura da SGA, que
traz um caso relacionado ao ensino de português e inglês no ensino médio. Após analisar a situação problema,
proceda à leitura dos textos teóricos indicados e siga as demais orientações para a elaboração de um Projeto
de Atividade Interdisciplinar que atenda às necessidades do contexto.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Cristina é formada no curso de Letras Português/Inglês e tem a oportunidade de colocar em
prática o que aprendeu em seu curso em seu primeiro emprego: a professora recém-formada
conseguiu aulas no Ensino Médio da rede pública de sua cidade que possui Língua Inglesa na grade
curricular. Com a pandemia, as aulas passaram a ser remotas e, devido à condição social de muitos
alunos, a participação discente de modo geral foi prejudicada, já que muitos não possuíam aparatos
ou acesso à internet para acompanhar as aulas. Por fim, no terceiro trimestre de 2021, com 80%
população vacinada e a retomada das atividades, a escola voltará a funcionar e a direção decidiu
fazer uma recepção para os estudantes. A ideia é promover uma experiência que desperte o interesse
dos alunos e, ao mesmo tempo, trabalhe alguns conteúdos das disciplinas.
A proposta da direção é que os professores trabalhem interdisciplinarmente a fim de que os
alunos se sintam acolhidos e, ao mesmo tempo, possam participar de atividades culturais
relacionadas a todas as disciplinas. Nos quatro primeiros dias serão realizadas atividades com foco
nas áreas previstas na BNCC: Área de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Após uma reunião
virtual, os professores dividiram entre si as atividades que serão realizadas na “Semana de
Recepção”.
Cristina, como professora da área de linguagens, recorreu à BNCC, além de buscar na releitura
de seus materiais sobre metodologia de ensino utilizados durante a disciplina de estágio para
encontrar a melhor maneira de realizar um trabalho integrador.
Conversando com seus parceiros de trabalho, percebeu que o Ensino Fundamental e o Ensino
Médio possuem um vínculo que visa consolidar e ampliar as práticas de linguagem. De acordo com a
BNCC:

Particularmente na área de Linguagens e suas Tecnologias, mais do que uma

investigação centrada no desvendamento dos sistemas de signos em si, trata-
se de assegurar um conjunto de iniciativas para qualificar as intervenções por

meio das práticas de linguagem. A produção de respostas diversas para o
mesmo problema, a relação entre as soluções propostas e a diversidade de
contextos e a compreensão dos valores éticos e estéticos que permeiam essas
decisões devem se tornar foco das atividades pedagógicas. Para isso, é
fundamental que sejam garantidas aos estudantes oportunidades de
experienciar fazeres cada vez mais próximos das práticas da vida acadêmica,
profissional, pública, cultural e pessoal e situações que demandem a
articulação de conhecimentos, o planejamento de ações, a auto-organização
e a negociação em relação a metas. Tais oportunidades também devem ser
orientadas para a criação e o encontro com o inusitado, com vistas a ampliar
os horizontes éticos e estéticos dos estudantes. (BRASIL, 2017, p. 486)

A direção escolar solicitou aos professores a elaboração do Projeto de Atividade
Interdisciplinar para verificar quais seriam as atividades, os materiais necessários, bem como as
ações, para a realização da “Semana de Recepção” a fim de promover uma manhã de conhecimento
e acolhida dos alunos.

Situação-problema:

Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar Individual, você se colocará na situação
da professora Cristina e elaborará um Projeto de Atividade Interdisciplinar cujo foco será trabalhar
aspectos culturais da língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

A fim de desenvolver a proposta, é essencial que você se coloque no papel de Cristina, de
modo a colaborar na resolução da situação-problema. Para isso, leia os textos aqui indicados e reflita
sobre algumas perguntas que podem nortear o seu trabalho:
a. Que atividades podem ser propostas de acordo com a área de linguagens pela BNCC?
b. Qual o papel do aluno durante o desenvolvimento de atividades culturais interdisciplinares?
O que, você como professor, espera de seus alunos durante e depois das atividades culturais
em relação à importância da cultura na aprendizagem de português e inglês?
c. Qual ou quais metodologias serão utilizadas para a escolha dessas atividades?
d. Como o aluno poderá compreender a relação entre língua e literatura através dodesenvolvimento de atividades interculturais?
As questões apresentadas são um guia para que você possa elaborar a fundamentação teórica
do seu trabalho. Não há impedimento para discorrer a respeito de informações extras. Todas as
informações questionadas devem estar presentes ao longo da fundamentação teórica.
Para a elaboração de seu trabalho como um todo, realize a leitura dos textos indicados:
Texto I
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017, p.
481 – 489. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Acesso em: 21 jun. 2021. (ANEXO 1)
Texto II
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 2000, p. 24 – 31.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 21 jun.
2021. (ANEXO 2)
Texto III
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília:
MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 87 – 156. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 21
jun. 2021. (ANEXO 3)
Texto IV
LIMA, Diógenes Cândido de. Vozes da (Re) conquista: O papel da cultura no ensino
da língua inglesa. Polifonia, v. 14, n. 15, 2008. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1036
Acesso em: 21 dez. 2021. (ANEXO 4)

Observação: Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o
tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas.

Após o processo de reflexão, dê início à elaboração de seu Projeto de Atividade
Interdisciplinar, tendo em vista as indicações:
● Introdução: você deve apresentar o contexto em que se aplicará esse Projeto, o tema
escolhido, a justificativa da escolha, os objetivos que você pretende desenvolver. (Ao menos
1 lauda).
● Desenvolvimento: para o desenvolvimento de seu trabalho, você deve realizar:

a) Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, valendo-se das referências apresentadas
e outras de sua escolha, caso as tenha. (3 laudas).
b) A Proposta de Atividade Interdisciplinar. Utilize o modelo a seguir:

Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada da situação-problema,
com a síntese do seu posicionamento em relação ao caso discutido e à proposta elaborada. (Ao
menos 1 lauda)
Anexos e apêndices: Incluir materiais, imagens, fotografias ou registros complementares, caso
tenham sido utilizados e citados ao longo do trabalho.
Referências: Relacionar as fontes (autores e obras) consultadas para a fundamentação teórica do
trabalho. Deve-se restringir apenas aos materiais efetivamente utilizados e citados.