Portfólio Embaixador da marca

R$30,00

Descrição

Portfólio Embaixador da marca-  Semestres: 3°/4°

Curso: Empreendedorismo
Disciplinas: • Comportamento do Consumidor • Planejamento e Inteligência de Marketing • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento • Estratégia Empresarial e Negociação • Processo de Criatividade

POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Embaixador da marca

Nos dias atuais, as pessoas relacionam suas decisões de compras com alguns fatores principais, e um dos principais é o feedback produzido por amigos, familiares e influencers. Nesse cenário, emerge a utilização de um embaixador da marca para estabelecer uma relação lucrativa e duradoura com o público. Contar com um embaixador da marca pode ser o que a empresa precisa para otimizar a comunicação e o relacionamento com os consumidores. Essa figura, que precisa ser alinhada com os valores da companhia, tem o poder de maximizar seu alcance e gerar ainda mais vendas.
O que é embaixador da marca?
O embaixador da marca, ou brand ambassador, pode ser um funcionário, um cliente especial ou mesmo um influenciador digital. O que importa é que a pessoa em questão tenha amplo conhecimento sobre as soluções da marca e, mais do que isso, compartilhe de suas visões e valores. Geralmente, o embaixador é responsável por possibilitar a primeira conexão entre um potencial cliente e uma empresa, seja por meio de recomendações nas redes sociais, seja por meio de abordagens mais diretas.
Mais do que anunciar as vantagens da empresa, o embaixador da marca deve ter uma conexão real com ela. É preciso que a identificação entre pessoa e empresa seja exposta de forma clara e direta, mas não forçada. Dessa forma, o consumidor moderno percebe que se trata de algo mais profundo que uma mera propaganda. Nesse cenário, fica mais fácil estabelecer uma relação transparente e duradoura com a persona, já que ela tende a transferir a credibilidade do embaixador para a empresa em si.
Como escolher os melhores embaixadores da marca?
Escolher o melhor embaixador para a marca é uma atividade que exige, antes de mais nada, um conhecimento aprofundado sobre os fatores internos e externos que marcam sua empresa. A missão, a visão e os valores que guiam a companhia também devem ser vistos no escolhido para o cargo. Além disso, é necessário considerar as características da persona. Se um dos candidatos é extremamente alinhado com a empresa, mas não conta com grande aprovação por parte do público, sua escolha como embaixador pode resultar em um impacto negativo.
O ponto mais importante é a habilidade do embaixador em conectar marca e público. É claro que, nesse ponto, lidar com celebridades ou personalidades que já contam com uma base de fãs torna o processo mais fácil. Ainda assim, é importante se atentar à compatibilidade com a marca.
Se a sua persona é um jovem com a vida social agitada, por exemplo, você deve procurar alguém que se encaixe nesse universo. Um exemplo perfeito disso é a relação entre a cantora Anitta e a cerveja Skol. Mais do que patrocinadora, a bebida da Ambev se tornou algo comum no cotidiano de cantora e empresária, que, espontaneamente, compartilha produtos e experiências da marca nas principais redes, “Anitta e Beats sempre quebram padrões. E agora, ela vai participar de todo o processo de criação com a gente, contribuindo para a evolução de beats nos próximos anos”, completa Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, em comunicado (MEIO E MENSAGEM, 2019). Foi ela a responsável, por exemplo, por anunciar a Skol Beats sabor gin tônica ao público, em um de seus stories no Instagram.

 

Passo 1
O seu primeiro desafio foi escolher uma empresa local. Agora você deve conhecer o seu público-alvo. Descreve a empresa, tamanho, setor, localização, tipos de produtos comercializados. Ações de marketing que essa empresa já realiza. Após conhecer a empresa você vai pesquisar o público-alvo, quem compra dessa empresa, qual o perfil? É um público mais jovem ou mais velho?

Qual a classe social? Trata-se de famílias ou pessoas que moram sozinhas (singles). Todas essas informações são importantes para poder definir o melhor embaixador da marca. Conhecendo o público-alvo, saberá que tipo de embaixador irá influenciar melhor, uma pessoa com quem esse público se identifique. Argumente a respeito da sua escolha.

 

Passo 2
Nem tudo que é bom aos olhos do empreendedor, é bom aos olhos do potencial cliente. É importante que o negócio e os produtos e/ou serviços por ele desenvolvidos resolvam as dores dos clientes, por isso, cada vez mais, as empresas devem se tornar solucionadoras de problemas para seus consumidores.
A proposta agora é que você consiga definir os produtos para o negócio (bens e/ou serviços). Essa definição deve passar pela transformação da ideia em um conceito, exemplificada na Figura 1:
Figura 1 – Transformação da ideia em conceito (SLACK, 1996)

 

Utilize o modelo apresentado para criar o conceito de dois produtos (bens ou serviços) que serão divulgados pelo embaixador da marca. Para tanto, todos os requisitos devem ser apresentados: ideia inicial, forma, função, propósito e benefícios, para que se chegue a um conceito de produto satisfatório, aderente às expectativas do mercado e alinhado com as pesquisas realizadas previamente.

 

Passo 3
O embaixador da marca é uma pessoa que compartilha os mesmos valores e anseios da empresa, para isso o embaixador precisa estar de acordo com o nicho de mercado que a organização deseja atingir. As organizações de sucesso possuem presença digital, mas a construção da comunicação digital precisa ser planejada. O objetivo da comunicação digital é gerar aproximação entre o cliente e a empresa. Para desenvolver a comunicação digital da empresa escolhida é preciso seguir algumas etapas:

Defina o nicho de mercado que se deseja atingir, para isso você deverá estabelecer o mercado e o seguimento que deseja atuar e ir especificando cada vez mais de acordo com área de atuação.
2. A comunicação digital é um conjunto de ações estratégicas que são realizadas na internet para a interação, aproximação e conversão de leads. Portanto, indique quais redes sociais serão utilizadas para a comunicação e interação com o cliente.
3. Após definir as redes sociais que serão utilizadas é preciso estabelecer os períodos de postagens e conteúdo que serão abordados, portanto, desenvolva as estratégias de conteúdos que serão empregadas (lançamento, visibilidade, confiança, posicionamento, promoção, expansão, etc) e mídias sociais serão aplicadas cada conteúdo.

 

Passo 4
Avaliar o investimento total é uma das ações mais importantes associadas ao projeto de investimento logo que o valor a ser investido é relevante em termos de viabilidade. Com o embaixador da marca, não será diferente. Ao investir na contratação de um embaixador, espera-se que o retorno financeiro seja refletido no aumento das vendas e da lucratividade do negócio.
Desse modo, considere um exemplo hipotético, no qual a empresa “X” pretende contratar um embaixador para divulgar e associar a sua imagem para uma nova linha de produtos que será lançado no mercado. No entanto, antes de contratar o embaixador, a empresa avalia a viabilidade desse investimento, considerando os gastos realizados para o desenvolvimento dos novos produtos e sua operacionalização, bem como a contratação do embaixador.

Tendo como base o montante a ser aplicado neste projeto em R$ 1.000.000,00 (incluso a contratação do embaixador) a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo.
Com base nos orçamentos de custos e aquisições para os novos produtos, a contratação do embaixador, bem como das receitas esperadas, a diretoria da empresa “X” elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos.
Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa – Empresa “X”.

 

Com base nessas informações deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos nos novos produtos e na contratação do embaixador, considerando o investimento de R$ 1.000.000,00 e uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%. Desse modo, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa “X”?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa “X”?

 

Passo 5
A procura de um embaixador de marca que consiga a verdadeira conexão emocional com a marca não é uma atividade fácil. Antes mesmo de procurar alguém muito famoso, procure alguém que tenha engajamento, autoridade e identificação com a sua marca e que comunique bem nos canais de comunicação. Esse alinhamento pode ser um dos fatores de sucesso para a sua escolha.
Mas passado o desafio da procura desta figura que irá representar tão bem a sua marca, como você irá convencê-lo a ser o embaixador da sua empresa? É neste momento que precisamos dos comportamentos e habilidades de um bom negociador. Será que esta pessoa aceitará a sua proposta em ser embaixador por um valor razoável (até porque a empresa pode não conseguir pagar o valor que esta pessoa propõe), em troca de uma boa divulgação da sua marca?
1. Conforme Boas (2016), são vários os comportamentos e habilidades que os bons negociadores devem apresentar durante a negociação. Assim, quais são esses comportamentos e habilidades?
2. Entre esses comportamentos e habilidades citados, escolha 04 (quatro) que serão muito úteis ao processo de negociação com o possível embaixador da marca. Imagine a negociação acontecendo e justifique bem as escolhas de acordo com o contexto apresentado.