Portfólio Estratégias nutricionais direcionadas à pratica de exercício físico e à saúde

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Descrição

Portfólio Estratégias nutricionais direcionadas à pratica de exercício físico e à saúde – Semestre 7° flex/ 8° regular

Curso: Educação Física

Disciplinas: • METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES AQUÁTICOS;
• NUTRIÇÃO APLICADA À SAÚDE E AO ESPORTE;
• TÓPICOS EM MOVIMENTO HUMANO;
• ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA.


POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e
aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas
que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional
apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teóricos e
técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema
central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) será:
ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS DIRECIONADAS À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO E
À SAÚDE.
Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o
significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades
profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos
de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na
sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre
a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o
desenvolvimento desta produção textual, tendo como conteúdos apresentados nas
disciplinas: METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES AQUÁTICOS; NUTRIÇÃO
APLICADA À SAÚDE E AO ESPORTE; TÓPICOS EM MOVIMENTO HUMANO; E ÉTICA,
POLÍTICA E CIDADANIA.

ATIVIDADE (S)

A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em três partes:

1o PARTE – INTRODUÇÃO

Tema: Estratégias nutricionais direcionadas à prática de exercício físico e à saúde

Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no
semestre para a redação da introdução.

FRANÇA, C. F.; CARVALHO, V. C. H. C. Estratégias de educação alimentar e nutricional na
Atenção Primária à Saúde: uma revisão de literatura. Saúde debate, v. 41, n. 114, 2017.
Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41n114/932-948/pt, acesso jul.
2021.

BORTOLINI, G. A. et al. Ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde no
Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica. v. 44, 2020. Disponível em:
https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/2020.v44/e39/pt, acesso jul. 2021.

PANATTO, C. et al. Efeitos da prática de atividade física e acompanhamento nutricional para
adultos: um estudo caso-controle. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e
Emagrecimento, v.13. n.78. p.329-336, 2019. Disponível em:
http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/953/676, acesso jul. 2021.

A primeira parte do trabalho consiste em apresentar uma breve introdução ao tema com o
objetivo do trabalho e a explanação sobre o processo de elaboração do mesmo (como o
mesmo foi realizado) (no máximo 1 página).

2o PARTE – EMBASAMENTO TEÓRICO E DESENVOLVIMENTO – Resolução das
situações-problema relacionadas a Situação Geradora de Aprendizagem.

Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no
semestre para a resolução do desenvolvimento (situações-problema):

LIMA JUNIOR, L. C. Alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia da
COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 33–41, 2020. Disponível em:
http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/62/66, acesso jul. 2021.

LOPES, J. F. et al. EFEITO DE MUDANÇAS GRADUAIS DE EXERCÍCIO FÍSICO E DIETA
SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE OBESOS. Arquivos de Ciências da Saúde, v.
24, n. 1, p. 93-97, mar. 2017. Disponível em:
https://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/442, acesso jul. 2021.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Denilson é um profissional de Educação Física que atua em uma empresa de
telecomunicações da sua cidade. Ele trabalha com ginástica laboral nos diferentes setores
da empresa, desde os funcionários de manutenção e segurança, até os profissionais de
atendimento ao cliente, administração e diretoria da empresa.

Denílson desempenha essa função na empresa há um ano e, desde então, os
diretores relataram perceber uma melhora efetiva na produtividade dos funcionários, bem
como na redução dos pedidos de afastamento por licença médica. Assim, tanto a empresa
quanto o próprio profissional de Educação Física constaram a importância do investimento
em programas voltados para o incentivo à promoção da saúde, e no caso, por meio da
Ginástica Laboral, alcançaram ganhos em produtividade.

A partir destes resultados, os administradores da empresa decidiram aumentar
a carga horária de Denílson, que até então permanecia meio período na empresa, para
desenvolver atividades em tempo integral.

SITUAÇÃO-PROBLEMA 1

Com o aumento de sua carga horária na empresa de telecomunicações,
Denílson terá tempo para desenvolver mais atividades com os funcionários. Para definir
quais atividades ele irá realizar, ele aplicou alguns questionários e verificou que muitos
trabalhadores apresentaram sintomas de estresse, cansaço e fadiga, e também um grande
percentual estava com níveis elevados de peso. De posse dos resultados de sua avaliação
diagnóstica, o profissional de Educação Física verificou a importância de consolidar ainda
mais suas ações junto aos funcionários, no intuito de incentivar a construção de hábitos
saudáveis, a prática de atividade física e a realização de uma alimentação balanceada por
meio de uma “educação” nutricional.

Diante desse contexto, ele optou inicialmente por trabalhar com algumas
sugestões nutricionais junto aos funcionários, que pudessem amenizar os sintomas
verificados nos resultados dos questionários. Para isso, ele decidiu retomar alguns estudos
sobre nutrição para que pudesse orientar corretamente os trabalhadores.

Assim, elabore um texto dissertativo que responda aos questionamentos
levantados abaixo, no sentido de auxiliar Denílson em seu estudos e posteriores
orientações/ações a serem realizadas na empresa:
1) Quais são os principais macronutrientes de uma alimentação balanceada e qual a
função de cada um no metabolismo humano?
2) Quais são as principais fontes de alimentos de cada macronutriente da alimentação
do ser humano?
3) A prática de exercício físico interfere, de alguma maneira, nas necessidades
energéticas do ser humano? Por que?
4) A alimentação balanceada pode contribuir para a saúde do ser humano? Por que?
5) Quais os benefícios de uma alimentação balanceada?

✓ Os questionamentos acima devem estar redigidos em formato de texto e não
de questionário ou em tópicos.

✓ O texto deverá responder TODOS os questionamentos, levando em
consideração os conteúdos aprendidos nas disciplinas do semestre.
✓ O texto-resposta da situação-problema 1 deverá conter no mínimo 2 e no
máximo 3 páginas.
✓ Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.

SITUAÇÃO-PROBLEMA 2

Considerando que Denilson já atua com a Ginástica Laboral nesta empresa e que,
após o questionário aplicado se deparou com um grupo específico de funcionários com
sobrepeso e obesos, elabore um plano de ação que contenha orientações nutricionais e
orientações de exercícios físicos para este grupo em questão que poderiam ser realizados
no contexto de sua função ou no tempo de lazer dos trabalhadores.

✓ O texto NÃO deverá ser apresentado em tópicos.
✓ O texto deverá ser respondido levando em consideração os conhecimentos
adquiridos sobre nutrição, atividades físicas laborais e atividades físicas no
contexto de lazer e saúde.
✓ O texto-resposta da situação-problema 2 deverá conter no mínimo 1 e no
máximo 2 páginas.
✓ Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.

3o PARTE – CONCLUSÃO

Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado (no máximo 1 página).