Portfólio Gestão da qualidade em tempos de pandemia

R$30,00

Assim que o site confirmar o pagamento, será enviado no e-mail cadastrado o link para download do arquivo

Descrição

Portfólio Gestão da Qualidade em Tempos de Pandemia – Semestre: 1° 

Curso: Gestão da Qualidade

Disciplinas: • Empreendedorismo
• Gestão de Pessoas
• Gestão de Projetos
• Orçamento e Custos Industriais
• Probabilidade e Estatística
• Sociedade Brasileira e Cidadania


POSSUI UM TOTAL DE 16 PÁGINAS

Seja bem-vindo a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: “Gestão da Qualidade em Tempos de Pandemia”. Esta temática possibilita a aprendizagem interdisciplinar, considerando as diversas disciplinas do semestre, com o objetivo de desenvolver ações referente à área de atuação.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

O CASO DA MOTORS PEÇAS AUTOMOTIVAS
A empresa MOTORS PEÇAS AUTOMOTIVAS é referência no setor de autopeças para veículos
pesados. Com mais de 10 anos no mercado a MOTORS fabrica produtos de alta qualidade e possui
um portfólio variado desde porcas e parafusos até injetores, bombas e motores Diesel.
Com a pandemia de Covid-19, a reclusão, o afastamento de colaboradores e a abrupta queda de mercado afetaram diretamente a dinâmica de trabalho da empresa, fazendo com que esta necessite reavaliar seus processos, pessoas e projetos para se manter competitiva no mercado. Neste contexto a empresa utilizou recursos de flexibilização ou férias para segurar a mão de obra. Ainda assim, foi necessário desligar colaboradores. Em alguns momentos a empresa teve que realizar pausas de produção, levando a redução dos estoques. Todos esses fatores também contribuíram
para com os colaboradores remanescentes se sentissem mais inseguros com o seu futuro na empresa. Essa incerteza refletiu-se no desempenho dos colaboradores.
Diante dente cenário, a diretoria da MOTORS busca uma forma de organizar internamente sua gestão, evitando desperdício de recursos, obsolescência de maquinários, atraso de demanda dentre outros problemas acentuados pela pandemia, tendo como foco melhorar o ambiente da empresa.

Agora, você irá auxiliar a empresa nesta nova realidade. Ofereça os direcionamentos
necessários para que a MOTORS possa se reinventar neste período incerto e assegure não apenas sua manutenção, mas também o seu crescimento.
Agora, é com você!

TAREFAS

O desafio é apresentar todas as soluções para as possíveis problemáticas, relacionadas à
MOTORS PEÇAS AUTOMOTIVAS, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas do semestre.

Passo 1 – EMPREENDEDORISMO
Para dar início a esta jornada de restruturação da MOTORS podemos utilizar um Plano de
Negócios. Este Plano não é só para quem quer abrir uma empresa, mas também para todos que
queiram implementar mudanças em seus processos, como o caso da MOTORS. Sobre este contexto,
responda:
1. O que é um Plano de Negócios?
2. Descreva duas ferramentas que podem ser utilizadas para a elaboração de um Plano de
Negócios.
3. No Plano de Negócios, temos uma etapa intitulada “Plano Operacional”, no que se baseia
esta etapa?

Passo 2 – GESTÃO DE PESSOAS
Como observado em nossa SGA, muitos colaboradores, devido ao cenário, encontram-se em
um ambiente de elevado estresse o que tem impactado diretamente o desempenho de suas
respectivas tarefas e ações. Esta ansiedade faz com que a probabilidade de erros e acidentes se eleve,
algo que é muito prejudicial a MOTORS.
Sobre esse contexto, o que você faria, a luz da gestão de pessoas, para lidar com esse clima
organizacional?

Passo 3 – GESTÃO DE PROJETOS
Muitas empresas contratam um gerente de projetos sem ter a real noção do papel que este
profissional deve exercer. A MOTORS viu a necessidade de contratá-lo devido à crise provocada pela
pandemia e aos problemas que ficaram ainda mais evidentes neste contexto.
Sabemos que na Gestão de Projetos o foco se volta para os objetivos da programação e cronogramas,
dos controles de custos e de qualidade, gerência de contratos, de recursos, de escopo e de interfaces.
Sobre esse aspecto, responda as perguntas a seguir:
1. Como você pode auxiliar a MOTORS a superar a crise da estagnação de seus projetos
causada pela pandemia?
2. Detalhe o Ciclo de Vida de um projeto.
3. Por que alguns projetos falham? Responda com base nos seus conhecimentos adquiridos
na disciplina.

Passo 4 – ORÇAMENTOS E CUSTOS INDUSTRIAIS
Visando gerar mais fluxo de caixa e alavancar as vendas, a MOTORS pretende iniciar um novo
produto, visando o mercado de veículos linha leve. Para isso, a empresa fez o seguinte levantamento
de custos:
• Aluguel do prédio da fábrica: R$ 10.000,00
• Aluguel do escritório administrativo: R$ 8.000,00
• Matérias-primas: R$ 50.000,00
• Salários da mão de obra direta da produção: R$ 45.000,00
• Salários da mão de obra indireta da produção: R$ 32.000,00
• Material de escritório: R$ 3.000,00
• Salário da equipe administrativa: R$ 5.000,00
• Energia elétrica da fábrica: R$ 6.000,00
• Consumo de aditivos e fermentadores: R$ 2.000,00
• Energia elétrica do escritório: R$ 2.000,00
• Manutenção das máquinas produtivas: R$ 4.500,00
** Outras informações importantes:
• Produção prevista para o primeiro mês: 5.000 unidades

• Preço de Venda: R$ 25,00

Com base nessas informações, você deverá:
1. Informar, separadamente, os gastos que compreendem os custos e os gastos que se
referem às despesas bem como seus respectivos valores e por fim, justificar sua resposta.
2. Descrever quais custos devem ser classificados como custos fixos e quais devem ser
classificados como custos variáveis justificando os motivos que o levou a categorizá-los
dessa forma.
3. Dentre os valores acima relacionados, descreva separadamente os custos que devem ser
classificados como diretos e indiretos, bem como os valores totais correspondentes a cada
um deles.
4. Os gestores da MOTORS precisam conhecer a Margem de Contribuição Unitária antes que
o novo produto seja lançado a fim de constatarem ou não sua viabilidade financeira. A
empresa espera um retorno mínimo de 35% após se debitar os custos e as despesas
variáveis. Portanto, neste momento, a partir das informações fornecidas, calcule a margem
de contribuição unitária e ao final, informe à direção da empresa se o preço praticado será
o suficiente ou não para atender as expectativas de retorno.

Passo 5 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
O Controle Estatístico da Produção (CEP) é um sistema de inspeção por amostragem que
opera ao longo do processo e tem como objetivos a prevenção contra a perda de qualidade e a busca
permanente da melhoria através da verificação da presença de causas especiais e que podem
prejudicar a qualidade do produto manufaturado. Uma das ferramentas do CEP são as cartas ou
gráficos de controle, muito empregadas para a manutenção dos processos produtivos da MOTORS.
Sobre esse contexto, responda os questionamentos a seguir:
1. O que são cartas de controle, quais são seus principais parâmetros e como podem ser
classificadas?
2. Cite outras ferramentas que podem ser empregadas no CEP.

3. A figura a seguir apresenta uma ferramenta da CEP utilizada pelas equipes do
departamento de compras. A equipe, a qual você passa a integrar, está investigando
erros nas ordens de compra, em um esforço para diminuir o número de mudanças
nessas ordens. Cada mudança custa, tipicamente, entre R$100 e R$500, e esse
departamento emitia várias centenas de mudanças nas ordens de compra a cada mês.
Sobre esta investigação responda, qual a ferramenta de CEP está sendo utilizada? Quais
conclusões podemos obter da análise da figura?

Passo 6 – SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
Refletir sobre o processo de formação da sociedade brasileira e sobre a cidadania é muito
importante para que você conheça o contexto no qual se situa e compreenda as interações sociais

que você estabelece no seu cotidiano, seja enquanto cidadão, como também enquanto profissional
inserido no mundo do trabalho.
Para tanto, com base nos estudos promovidos na disciplina, procure responder aos seguintes
questionamentos:
1. Na busca de se reinventar e buscar o seu crescimento durante a pandemia, a empresa
MOTORS PEÇAS AUTOMOTIVAS consegue ser ética? De que forma?
2. Neste século XIX, e na busca por se consolidar no mercado, que tipo de postura a empresa
Motors Peças Automotivas deve adotar diante de uma realidade que é caracterizada pela
pluralidade social e pela diversidade cultural?
REFERÊNCIAS