Portfólio O corpo humano em desenvovimento – aspectos biológicos anatômicos e maturacionais

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Descrição

Portfólio O corpo humano em desenvovimento: aspectos biológicos anatômicos e maturacionais – Semestre 2° Regular e 1° Flex

Curso: Educação física

Disciplinas: • ANATOMO FISIOLOGIA DO CORPOR HUMANO • BASES DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
• INTRODUÇÃO A BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO • INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA


POSSUI UM TOTAL DE 10 PÁGINAS

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e

aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-
práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação

profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos
conhecimentos teórico e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências
científicas. Assim sendo, O CORPO HUMANO EM DESENVOVIMENTO:
ASPECTOS BIOLÓGICOS, ANATÔMICOS E MATURACIONAIS. Este tema é
importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto
de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação,
o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como
esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade
fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a
atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto
para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como conteúdos apresentados
nas disciplinas: ANATOMO FISIOLOGIA DO CORPOR HUMANO; BASES DA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE; CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO;
INTRODUÇÃO A BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO; INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA.
ATIVIDADE(S)

1a PARTE – Tema: Impacto dos processos de crescimento,
desenvolvimento e maturação sobre os tecidos e sistemas biológicos e
anatômicos do corpo humano

Situação-problema:
Pensando nos aspectos anátomo-fisiológicos e biológicos do processo de maturação
nos diferentes sistemas e no desenvolvimento das capacidades motoras em meninos e
meninas, desenvolva um texto de 10 a 20 linhas respondendo o seguinte questionamento:
O que deve ser levado em consideração na elaboração e orientação de
atividades físicas gerais, no contexto escolar, no processo de crescimento e
desenvolvimento humano?
Para responder essa questão, realize a leitura obrigatório do texto a seguir:
RÉ, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência:
Implicações para o esporte. Motricidade, 7(3), 55-67, 2011. Disponível em:
https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/103/94. Acesso em 19-07-2021.
2a PARTE – RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA
Tema: Ética, atuação profissional e a área da saúde.
Art. 1o da Lei 96.96 de 1 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão da
Educação Física determina que “O exercício das atividades de Educação Física e a
designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais
regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física”. Já o seu Art. 2o:
estabelece as condições para inscrição no Conselho Profissional, sendo elas a) Diplomado
em curso de Educação Física; b) Diploma em instituição estrangeira e revalidado; c)
provisionados.
Isso é um fator garantidor da reserva de um mercado que já foi ocupado por
profissionais de diversas áreas de formação. Uma dessas áreas mais tradicionais da
Educação Física é a área da Saúde. Historicamente, Educação Física e Saúde sempre
estiveram relacionadas, de acordo com cada período histórico, político e econômico, além
do próprio entendimento e compreensão do papel da Educação Física na sociedade. A
classificação da Educação Física como profissão da área da saúde ocorre efetivamente no
ano de 1997, mas isso não ocorre para limitar nossa atuação a esse campo, mas para
garantir conquistas e consolidar avanços da sua contribuição para a saúde da população.
Os conhecimentos historicamente desenvolvidos pela área contemplam diversos campo de
atuação na área da saúde. Seja no contexto escolar ou fora desse campo, a Saúde é um
conhecimento ser apreendido e desenvolvido pensando a contribuição da área para uma
educação em saúde, principalmente por meio da atividade física, do exercício físico, do
esporte e das mais diversas práticas de lazer. Diante desse cenário, leia e analise a seguinte
situação problema.

Situação problema – SP:
Ezequiel é formado em educação física e atua em um Programa de Educação para Saúde
em seu município. Dentre suas funções, ele desenvolve palestras em escolas e empresas
sobre o tema da saúde, atividade física e exercício físico. Um dos seus principais papéis é
o de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da atividade física e da

busca por profissionais formados, capacitados e responsáveis. Ele precisa preparar uma
apresentação para uma intervenção e decidiu escrever um texto norteador para sua palestra
para professores e profissionais de Educação Física do Município. O tema de sua palestra
é: A ética, a biossegurança e a atuação profissional no campo da saúde.
Para orientar esse texto ele elencou alguns micros conteúdos:

• O que é ética?
• Qual a importância da ética para a atuação profissional?
• O que é bioética e seus quatro princípios?
• Como relacionar os princípios da bioética com a atuação profissional da
Educação Física no campo da saúde?
• Como ser um profissional responsável e ético e atuar na área da saúde com
crianças e adolescente no campo escolar e fora do contexto escolar?

OBS: Para esse último ponto ele cria dois exemplos de Situações Problemas: a) como o
doping no esporte pode ser utilizado como situação problema para discutir a ética na
sociedade? e; b) como pensar uma atuação ética mediante a muitos casos de
“suplementação” e usos de anabolizantes na busca por um “corpo perfeito”?