Portfólio O ensino de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto, considerando a necessidade de adequação da didática e prática docente

R$52,00

Em até 3x de R$17,33 s/ juros

Assim que o site confirmar o pagamento, será enviado no e-mail cadastrado o link para download do arquivo

Descrição

Portfólio O ensino de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto, considerando a necessidade de adequação da didática e prática docente.

Portfólio o gênero textual Podcast integrado com ações ancoradas nas metodologias ativas, direcionadas ao 1° ano do Ensino Médio – Semestre 5° e 6°

Curso: Letras – Português

Disciplinas: • Gestão educacional • Literaturas de língua portuguesa II • Prática e produção de textos • Letramentos e alfabetização


POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática o ensino
de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto, considerando a necessidade de adequação da

didática e prática docente. Por isso, a proposta elege o trabalho com o gênero textual Podcast
integrado com ações ancoradas nas metodologias ativas, direcionadas ao 1° ano do Ensino Médio.
Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um Plano de Ensino, tendo como foco o trabalho com o uso de recursos digitais no ensino de Língua
Portuguesa.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa no 1o ano, Ensino Médio, tome como
exemplo o caso que apresentaremos a seguir:
Adriana é professora de Língua Portuguesa há 15 anos em uma escola pública, localizada no
interior da cidade onde mora. No início do ano letivo, ao saber que as aulas continuariam de forma
remota por conta da Covid-19, Adriana se sentiu totalmente despreparada, pois a instituição na qual
trabalha determinou que os professores fizessem uso da plataforma Google Meeting e planejassem
as aulas com base nas metodologias ativas.
Na primeira semana de aula, percebeu que precisava fazer algo diferente, pois os alunos, além
de não interagirem durante as aulas on-line, ficavam o tempo todo com a câmera fechada. Assim,
começou a fazer um curso de formação continuada em “Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional
Digital” ofertado por uma Universidade Estadual e, já nas primeiras aulas, ficou encantada com a
possibilidade de fazer uso das metodologias ativas com o 1° ano do Ensino Médio.
Durante o curso, Adriana descobriu uma ferramenta, chamada Podcast. Trata-se de um
arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet e funciona basicamente
como um rádio digital. Pode-se baixar o arquivo no computador ou celular para ouvir quando quiser,
seja no trajeto a pé para a universidade, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa.
Como a escola segue os documentos normativos oficiais, Adriana foi consultar a Base Nacional
Comum Curricular – BNCC – e o Currículo do Estado, e verificou que eles indicam o trabalho com o
gênero Podcast, por ser uma oportunidade de explorar os gêneros textuais digitais nas aulas remotas,
aproveitando os recursos disponíveis para dar mais sentido às aulas, por intermédio da gravação e
audição, dando voz aos alunos, permitindo que desenvolvam seu protagonismo, dando mais sentido
à aprendizagem e tornando-a mais efetiva, ou seja, adotando-se as metodologias ativas com o aluno
sendo o protagonista do processo.
Situação-problema:

Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar
na situação da professora Adriana e elaborar um Plano de Ensino para uma turma de 1o ano do ensino
médio, aliando o gênero textual Podcast, que emerge da esfera digital, e as metodologias ativas,
considerando que as tecnologias podem ser um recurso eficaz no processo de planejar e ofertar uma
disciplina.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Desse modo, o Plano de Ensino que você irá elaborar deverá levar em conta esse cenário
desafiador e propor um trabalho que mobiliza o Podcast, por ser uma ferramenta de fácil acesso,
gratuita, além de permitir que os arquivos em áudio possam ser produzidos como parte das
atividades pedagógicas, pois trabalha com a oralidade, a criatividade, a escrita e a leitura. Assim, você
poderá compreender as potencialidades do Podcast, enquanto um recurso tecnológico, a ser
explorado no ensino-aprendizagem.
Para auxiliá-lo na elaboração do trabalho, você deve realizar as seguintes etapas:
1. Leia o fragmento da BNCC que apresenta as ideias norteadoras do ensino de Língua Portuguesa,
apresentando os eixos de ensino. (ANEXO 1)
2. Leia os textos e reflita como o gênero podcast pode ser trabalhado em sala de aula. (ANEXO 2)
3. Elabore um Plano de ensino, direcionado aos alunos do 1° ano do Ensino Médio, com o gênero
textual Podcast, propondo ações ancoradas nas metodologias ativas, de forma que o aluno assuma
o protagonismo em seu processo de ensino-aprendizagem e explore os recursos tecnológicos, por
intermédio da gravação e audição, com atividades integradas que contemplem teoria e prática.

Os textos abaixo ajudarão a embasar teoricamente o Plano de ensino:
Texto 1: Fragmento da BNCC que apresenta as ideias norteadoras do ensino de Língua Portuguesa,
apresentando os eixos de ensino. (Páginas 491 a 526). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso
em: 22 jun.2021. (ANEXO 1)
Texto 2: A mídia podcast como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e
desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.01, 2016, p. 307-335. Disponível

em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00307.pdf Acesso em: 22 jun.
2021. (ANEXO 2)
Vídeo – O uso do podcast nas aulas de línguas. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=mQxRYpOkixc. Acesso em: 25 jun. 2021.
Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a
elaboração da proposta.
Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da proposta de ensino, organizando-a com
base nos seguintes critérios:
Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
Introdução: Apresentar o tema do Plano de ensino, a justificativa, os objetivos gerais e específicos,
os conteúdos a serem tratados pelo professor e o que você pretende desenvolver no plano de
trabalho. (Ao menos 1 lauda).
Desenvolvimento: Para o desenvolvimento do trabalho, você deve realizar:
a. Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, abordando as discussões sobre as práticas que
envolvem o uso das metodologias ativas, as propostas de ensino de português e as contribuições do
gênero podcast no ensino e aprendizagem. Você pode se respaldar nas leituras sugeridas. (Ao menos
3 laudas).
b. O Plano de Ensino (utilize o modelo a seguir). (Ao menos 2 laudas)

Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a
síntese do posicionamento em relação à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda)
Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.