Portfólio O meio digital como oportunidade para pequenos negócios: Luka

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Descrição

Portfólio O meio digital como oportunidade para pequenos negócios: Luka- Semestre: 1° flex / 2° reg

Curso: Superior Tecnológico em Marketing Digital

Disciplinas: • Empreendedorismo Digital; • Gestão do Relacionamento com o Cliente – CRM; • Projetos para Marketing Digital; • Sociedade Brasileira e Cidadania; • Indicadores e Métricas.


TOTAL DE 12 PÁGINAS

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “O meio
digital como oportunidade para pequenos negócios: Luka”. Com essa temática objetivamos
possibilitar a vocês, estudantes, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas
disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá uma atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Para a elaboração de sua Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI), você aluno (a)
deverá seguir as etapas descritas na sequência, iniciando pela leitura da situação geradora de
aprendizagem, a qual será a base para o desenvolvimento da proposta descrita nas orientações
específicas para a execução do trabalho.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Luka

A marca Luka é uma marca iniciante no mercado, com três anos de vida. Idealizada por Pedro
e Breno, visa atender o público masculino. A Luka é uma marca jovial e arrojada, com modelos
exclusivos, visando oferecer peças de vestuário de qualidade, modernas e estilosas com um bom
custo-benefício aos seus consumidores.
A marca é uma iniciativa de Breno e surgiu da necessidade dele de comprar roupas com mais
estilo e um design mais jovial, mas que nunca as encontrava em sua região. Não haviam lojas
específicas para o público masculino mais jovem! Ele dividiu sua indignação com Pedro, seu primo,

que tinha a mesma sensação, conversaram com amigos e conhecidos… e o sentimento era o mesmo!
Então, uma ideia brotou!
Breno e Pedro decidiram entrar em uma empreitada, fundaram a própria marca para
atender à esta demanda reprimida, assim nascia a Luka, totalmente voltada para o menswear.
Quando fundada a marca percebeu a lacuna de consumo do público masculino, eles estavam com
poucas opções. E, os sócios perceberam que poderiam atender à esta necessidade de seus
consumidores, os quais queriam uma marca que transmitisse o estilo do homem moderno.
A loja “Luka” está situada em um shopping de grande movimento em sua cidade, que é de
médio porte. Nos três primeiros anos a loja vendeu muito, foi algo gratificante para os sócios.
Contudo, com a pandemia, o público diminuiu e em muitos momentos os shoppings
fecharam devido aos decretos. A Luka se manteve como pode, saiu do shopping e encontrou uma
loja em rua, com aluguel mais barato. Com o retorno gradual do comércio e a vacinação da população
a Luka está engatinhando, mas precisa retomar suas atividades e seu sucesso de vendas atendendo
o seu público-alvo com diferenciação.
Breno chamou Pedro para uma reunião e viram que a loja física estava sendo difícil de
manter neste momento, pois a pandemia os descapitalizou. Breno foi inovador e sugeriu uma nova
aventura ao sócio Pedro, a implantação do e-commerce da Luka.
Logo, o intuito aqui é ajudar a marca Luka a refazer seu nome no mercado, voltar a vender,
retomar fortemente seu contato com o público e idealizar novas possibilidades e canais de venda
diferenciados, mas, agora através de vendas digitais e a da fundação de seu e-commerce.
Eles precisam de ajuda e querem chegar no digital com inovações e diferenciais, para que a
Luka cresça e se torne referência neste nicho. Diante do contexto apresentado, auxilie a marca Luka
nesta jornada para seu crescimento e adaptação no meio digital.
Agora, é com vocês!

TAREFAS

O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA. Considerando os aspectos
pertinentes às disciplinas de Empreendedorismo Digital, Gestão do Relacionamento com o Cliente
(CRM), Projetos para Marketing Digital, Sociedade Brasileira e Cidadania, Indicadores e Métricas.
Agora que vocês já sabem desta missão, elaborem um relatório dessa análise a ser entregue ao
proprietário, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.

Passo 1
O objetivo central da empresa Luka é ser digital e com inovações e diferenciais, para que isso
aconteça é preciso ter um relacionamento com o cliente, no sentido que isso ocorra é fundamental
que todos nas organizações entendam da importância do cliente e como suprir as suas necessidades.
Portanto, o relacionamento com o cliente nada mais é do que uma conexão entre a empresa e os
seus consumidores.
As empresas de sucesso precisam se comunicar e interagir nas diferentes plataformas, com a
Luka não poderá ser diferente. Os pilares da comunicação digital são: engajamento, relacionamento,
conteúdo e presença. Para que a empresa tenha comunicação digital e se aproxime do cliente é
essencial estabelecer as ações de comunicação que serão utilizadas no meio digital.
1. Quais plataformas sociais a Luka irá utilizar para interagir com o consumir?
2. Quais serão as estratégias de engajamento?
3. Quais serão os conteúdos e temas abordados? Quem irá desenvolver esses conteúdos? Como
serão avaliados os conteúdos? Quais os períodos das postagens?
4. Quais estratégias de presença serão utilizadas a presença própria, a presença gratuita (ganha)
ou presença paga? Se for utilizar a presença paga, qual o orçamento disponível?

Passo 2

Com a decisão em transformar Luka em uma empresa digital, Pedro e Breno pensaram
também na oportunidade em utilizar a tecnologia para conhecer melhor os seus clientes e
proporcionar um melhor relacionamento com os seus consumidores. Dessa forma, decidiram que
durante a transformação digital, iriam implantar um sistema de CRM para este fim.

Assim, é preciso resolver duas questões:

1. Desenvolva um grande parágrafo, descrevendo e justificando quais são os principais benefícios de
se implantar um programa de CRM na empresa Luka.

2. Os gestores precisam pensar quais são os desafios que enfrentarão ao implantar este programa.
Ao realizarem um planejamento de implantação do projeto, quais são os fatores relevantes a serem
considerados para obterem sucesso na implementação do CRM? Cite quatro fatores e explique:

Passo 3

Sabe-se que um projeto é algo essencial para uma organização, independentemente de
seu porte, de sua área de atuação, de seu faturamento e da quantidade de colaboradores. Os
projetos cabem e são úteis para todas as empresas, logo também será útil para a Luka!

Para iniciar sua jornada virtual, através da implantação do e-commerce, a Luka precisa de

um projeto para organizar suas operações no meio digital.
1. Como a boa gestão de um projeto pode ajudar a Luka?
2. Quais são as principais características de um projeto?
3. Como os sócios querem chegar no digital com inovações e diferenciais, quais projetos você
sugeriria para eles? Cite ao menos dois.

Passo 4

Considerando os estudos promovidos na disciplina “Sociedade brasileira e cidadania”,
responda argumentando: se a marca Luka quiser se destacar no segmento de menswear a partir da
pluralidade e da diversidade do século XXI, que reflexões devem embasar seus valores?

Passo 5

Para o enfrentamento das situações ocorridas no caso apresentado, como visto, Pedro e
Breno resolveram implementar novas formas de atendimento aos seus clientes, por meio da
utilização de tecnologias da informação, aplicativos e plataformas digitais. Entretanto, para que os
empreendedores possam de fato, avaliar os resultados alcançados com as tecnologias
implementadas, é fundamental que os resultados de suas ações sejam mensurados. Ou seja, as
métricas e os indicadores relacionados as campanhas e ações executadas com apoio dos sistemas de
informação devem ser evidenciados. Para o marketing digital, as métricas e os indicadores são
ferramentas indispensáveis.

Sendo assim, considerando as ações executadas por Pedro e Breno relacionadas as
informações do aplicativo de e-commerce e as atividades online, nesta etapa, você e sua equipe
deverá demonstrar para os empreendedores a importância da mensuração e do monitoramento os
resultados de marketing digital, por meio da análise das métricas e dos indicadores. Nesse sentido,
alguns pontos devem ser trabalhados:

· Descreva e apresente aos empreendedores Pedro e Breno, os principais benefícios das

métricas e dos indicadores de marketing digital e defina o conceito de Digital Analytics.

Referências:
CONTI, Hugo Martarello. ALVES, Patrícia Villen Meirelles. Sociedade brasileira e cidadania. Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2019.
CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012.
(Biblioteca Virtual).

COSTA, Adriana Bastos da. PEREIRA, Fernanda da Silva. Fundamentos de gestão de projetos da
teoria à prática – como gerenciar projetos de sucesso. Série Administração estratégica. Curitiba:
InterSaberes. 2019. [Biblioteca Virtual 3.0].
KAUSHIK, A. Web Analytics 2.0: A Arte das Análises de Web: a ciência do foco no cliente. Editora:
SYBEX; Edição: 01, 2009.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. GMT Editores Ltda,
2017.
GARCIA, Wilton. “CONSUMO E DIVERSIDADE CULTURAL/SEXUAL: INVESTIGAÇÕES
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MADRUGA, Roberto. Gestão do relacionamento e customer experience: a revolução na
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PASQUALINOTTO, Julia Rosolino. MARINS, Ana Caroline Siqueira. “A DIVERSIDADE NA PUBLICIDADE
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Acesso: 12 jul. 2021.

ZENONE, Claudio, L. Fundamentos de Marketing de Relacionamento: fidelização de clientes e pós-
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