Portfólio Organizando um material online complementar para o Ensino Médio

R$30,00

Em até 3x de R$10,00 s/ juros

Assim que o site confirmar o pagamento, será enviado no e-mail cadastrado o link para download do arquivo

Categoria: Tag:

Descrição

Portfólio Organizando um material online complementar para o Ensino Médio – Semestre 3° e 4°

Curso: Matemática

Disciplinas: • Elementos da Matemática I • Geometria Analítica • Geometria Plana • Geometria Espacial • História da Matemática • Práticas Pedagógicas em Matemática: Olhar Lógico- Matemático para o Cotidiano


POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática:
Organizando um material online complementar para o Ensino Médio. Escolhemos essa
temática com o intuito que você possa adquirir novos saberes docentes, para possibilitar
a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste
semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você
deve elaborar uma produção textual, conforme as orientações apresentadas nesse
documento.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Devido à pandemia da COVID-19, a qual ocasionou em mudanças bruscas nas
estratégias de ensino em um curto espaço de tempo, principalmente pela forma como
atingiu toda a população, exigindo adequações muito rápidas e sem um planejamento
prévio, atualmente é possível notar defasagens na formação dos estudantes da
Educação Básica, dentre os quais podemos destacar o Ensino Médio.
Nesse panorama, suponha que você atua como professor de Matemática para
turmas do Ensino Médio em uma escola da Educação Básica que, atualmente, trabalha
com o ensino híbrido, ou seja, parte dos estudantes acompanham as aulas em casa,

enquanto outros frequentam a sala de aula presencialmente, ocorrendo rodízios entre
essas modalidades.
Durante uma reunião pedagógica realizada antes do retorno às aulas no 2o
semestre letivo os professores decidiram elaborar algumas páginas do Google Sites para
apresentar aos estudantes outros conteúdos para complementação dos estudos. Você
e os outros professores de Matemática elaborarão uma única página contemplando
conhecimentos matemáticos diversos. Você ficou responsável pela elaboração de
materiais a respeito de funções polinomiais e de conceitos da Geometria.
Confira a seguir quais materiais você deverá produzir para esse trabalho!

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Para a composição da página do Google Sites para o ensino de Matemática,
voltada a estudantes do Ensino Médio, você deverá elaborar os seguintes materiais.
Tarefa 1: Elaborando uma atividade
Você deverá elaborar uma atividade que será proposta aos estudantes por meio
do Google Sites relacionada à Geometria Plana ou Espacial. Você poderá utilizar objetos
de aprendizagem, propor problemas para serem resolvidos, tarefas investigativas, entre
outras possibilidades, mas lembre-se que essa atividade será proposta de forma online
aos estudantes. Para essa atividade, você deverá escolher apenas UM desses temas:
• Círculos e circunferências;
• Área de polígonos;
• Poliedros;
• Prismas e pirâmides;
• Cilindros, cones e esferas.

Para consultar as competências específicas e habilidades da Base Nacional
Comum Curricular, acesse o link:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/matematica-e-suas-
tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades>

(acesso em 13 jul. 2021).

A produção referente a essa tarefa, contemplando todos os itens indicados no
quadro acima, deve contemplar de uma a duas páginas.

Tarefa 2: Contextualização histórica
O segundo material que você deverá elaborar é um texto apresentando uma
contextualização histórica para conceitos da Geometria Analítica. Para essa tarefa, você
deverá escolher apenas UM desses temas:
• Sistema cartesiano ortogonal;
• Equações de retas;
• Equações de planos;
• Cônicas.
Para a elaboração desse texto, você deverá fazer pesquisas em livros de História
da Matemática e/ou em trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, artigos etc.) de
modo a compor um texto que apresente aspectos históricos relacionados ao
desenvolvimento do conteúdo escolhido. O seu texto deve apresentar uma
fundamentação teórica adequada e deve ser construído a partir de, pelo menos, dois
autores diferentes. O seu texto deverá ser autoral, mas poderá conter citações, desde
que feitas corretamente segundo as normas da ABNT.
Lembre-se que o seu texto será voltado aos estudantes, então sua linguagem
deve atender a esse público. No entanto, você deve elaborar um texto acadêmico,

utilizando as normas da ABNT. Você também pode utilizar figuras para ilustrar seu texto,
desde que não exceda meia página em todo o texto quando consideramos todas as
figuras. Também não esqueça de citar corretamente as fontes das imagens.
Esse texto deve contemplar de uma a duas páginas.
Tarefa 3: Seleção de vídeo
Nessa tarefa, você deverá pesquisar um vídeo para ser sugerido aos estudantes
como complementação dos conteúdos estudados.
O tema que deverá ser abordado nesse vídeo é função polinomial de 1o grau.
Associado a esse vídeo, você deverá indicar as seguintes informações:

Para consultar as competências e habilidades da BNCC, utilize o mesmo link
apresentado nas orientações da tarefa 1.
A produção desse material, incluindo todos os tópicos indicados no quadro acima
para o vídeo, deve contemplar de meia a uma página.

Tarefa 4: Estruturação do Google Sites
Após a produção desses materiais, você ficou responsável por estruturar o
Google Sites da Matemática e por inserir os materiais que você produziu.

Para isso, inicialmente, acesse os seguintes materiais, os quais contém instruções
de como utilizar o Google Sites. Veja que para utilizá-lo você deve ter uma conta no
Google, o que pode ser obtido fazendo um e-mail @gmail.
• Google Sites – Aprenda a montar um site pessoal ou para sua escola usando o
Google Sites: <https://youtu.be/eaXWSpYDSa4&gt; (acesso em 13 jul. 2021);
• Google Sites (Fácil): <https://youtu.be/xmstg7C0aMg&gt; (acesso em 13 jul. 2021);
• Como usar o Google Sites:
<https://support.google.com/sites/answer/6372878?hl=pt-BR&gt; (acesso em 13
jul. 2021).
Após fazer login em sua conta Google, acesse <https://sites.google.com/new&gt;
(acesso em 13 jul. 2021) e comece a editar o seu site. Você poderá estruturar o layout
(formato) dessa página como desejar, podendo inclusive adaptar modelos prontos e
indicados pelo próprio Google. Porém, deverá inserir todos os materiais produzidos nas
tarefas 1, 2 e 3. Nessa página, você também deverá inserir, junto ao título, o seu nome,
indicando que se trata de sua produção.
Abaixo seguem algumas sugestões para a inserção das atividades. Como são
apenas sugestões, você pode inserir os materiais como preferir.
• Para a inserção do material da tarefa 1, você pode criar um formulário do Google,
que inclusive permite ao estudante enviar as respostas para o autor. Para a
inserção no Google Sites, você pode colocar apenas o título e o enunciado da
atividade.
• Para a tarefa 2, você pode inserir na própria página como caixa de texto, ou
organizar a partir de tópicos, ou ainda, utilizar outra ferramenta disponível no
Google Sites, como o Apresentações Google, por exemplo.
• No caso da tarefa 3, para vídeos do Youtube é possível inserir o link diretamente
pela plataforma de edição do site, porém, não se esqueça de inserir uma caixa
de texto junto ao vídeo contendo apenas o comentário direcionado ao
estudante, conforme as orientações da tarefa 3.
Para concluir essa tarefa, você deverá apresentar, na produção textual:

Essa tarefa da produção, que deve incluir todos os itens indicados no quadro
acima, precisa contemplar uma página.