Portfólio Os desafios da Empresa B&D no mercado de pets

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Descrição

Portfólio Os desafios da Empresa B&D no mercado de pets – Portfólio O caso de uma Empresa no mercado de pets – Semestre: 3° / 4°

Curso: Tecnologia em Marketing

Disciplinas: • Processos Logísticos; • Marketing Digital; • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação; • Estratégia Empresarial e Negociação; • Trade Marketing.


POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso de uma Empresa no mercado de pets, apresentado
na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a Empresa B&D que produz
rações no mercado de pets.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Os desafios da Empresa B&D no mercado de pets.

A empresa B&D Rações foi fundada em 2010 em uma cidade no interior do Estado do Paraná,
onde a economia predominante é o agronegócio. Seu fundador, Sr. Borges que já atuava
beneficiando produtos como arroz e feijão, resolveu há mais de 10 anos atrás, investir na produção
de ração para pets, vislumbrando um mercado que parecia ser promissora na época.
E desde então, o Sr. Borges só teve a certeza de que fez um bom investimento. O mercado
pet vem crescendo muito e o Brasil é o terceiro maior mercado de pet do mundo, perdendo somente
para os Estados Unidos e a China. Mesmo em ano de pandemia, a projeção que a empresa tem é de
que o setor cresça 13,5 %, conforme o Instituto Pet Brasil.
E durante esse período, a família Borges que administra a empresa aproveitou este
crescimento para aprimorar os seus produtos, buscando a melhor matéria prima para produzir e
distribuir os produtos de alta qualidade, produzindo assim, rações “BemPet” para animais de
estimação – cães e gatos.
Com o aprimoramento e a qualidade do produto, a empresa percebeu que agora precisava
melhorar a sua atuação na área de marketing. Assim, Seu Borges reestruturou o departamento de
marketing, contrata novos colaboradores e colocou a área de marketing como estratégico para
conquistar mais clientes e divulgar melhor os seus produtos. Acredita que as suas rações, por ser de
alta qualidade, têm potencial para alcançar novos mercados, pois atualmente atua na Região Sul do
país e uma parte do estado de São Paulo.
Uma outra questão importante a ser destacada, é que apesar das Rações BemPet serem de
excelente qualidade, o gerente de marketing identificou que a divulgação nos pontos de vendas têm
sido precárias, não havendo uma exposição correta do produto no ponto de venda e, ainda, a falta
de uma boa divulgação sobre as suas particularidades nutricionais que trazem excelentes benefícios
aos pets.

Assim, a nova equipe de marketing tem trabalhado intensamente e chegaram a algumas
linhas de resolução para este problema: investir em marketing digital e o trade marketing. Junto a
este projeto, surgem outras atividades a serem complementadas, como a melhora da comunicação
com o consumidor final, a melhora na distribuição e a negociação com novos parceiros de negócios
que precisam alinhar com as novas práticas.
Agora, é com você!

TAREFAS

O desafio é apresentar ao Sr. Borges, um relatório para a resolução de problemas. Assim,
deverá ser apresentado obrigatoriamente através dos passos descritos a seguir.

Passo 1 –
A busca por uma melhor participação no mercado traz a necessidade de melhorar a logística
da empresa B&D. O mercado de pets está em alta, o que possibilita explorar outros mercados, além
dos já explorados (Região Sul e parte do estado de SP).
Para essa expansão, se faz necessário planejar como isso será realizado. Atualmente as
grandes empresas buscam parceiros para viabilizar a atuação em outras regiões. Para a distribuição
de produtos, podemos ter dois tipos de atuação, por conta própria ou através de terceiros, chamados
de operadores logísticos. Com relação ao transporte, devemos escolher o melhor modal a ser
utilizado.
Ao analisar a situação da B&D podemos observar que a sua área de atuação é bem restrita se
levarmos em consideração o tamanho do Brasil. Qual será a atuação para uma futura expansão de
vendas para as regiões sudeste e nordeste? Quais são os motivos que levam uma empresa à
terceirização (outsourcing) na área logística?

Passo 2 –
Para a empresa B&D alavancar e crescer em outros mercados é preciso investir no marketing
digital. Pensando em posicionar uma campanha para o meio digital é importante escolher as
estratégias mais adequadas. Pois são tantas informações que recebemos diariamente nos mais
diversos meios e, muitas se perdem. Porém, outras chamam nossa atenção e nos mobilizam para
querer saber mais a respeito do assunto, marca ou produto.
O trabalho do marketing de conteúdo é conseguir gerar interesse para que seu conteúdo seja
compartilhado e sua marca seja lembrada. E para isso deverá utilizar as estratégias de Marketing de
Conteúdo, que de acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), o marketing de conteúdo já é visto
como o futuro da publicidade na economia digital, e toda essa popularidade se dá pelos recursos da
internet, sobretudo, as redes sociais digitais que possibilitam aos consumidores comentarem e
descobrirem a verdade a respeito das marcas.
Levando em conta essas informações e conforme exemplificado na figura abaixo, você deverá
elaborar o planejamento do Marketing de conteúdo seguindo os passos propostos para promover a
sua campanha publicitária para empresa B&D nos meios digitais. Você deverá preencher apenas até

o passo 6. Pensando em todas as informações a respeito da empresa, seus produtos, seu público-
alvo e o alcance da campanha. O conteúdo deve estar de acordo com os interesses do público-alvo,

ou seja, assuntos pertinentes ao mercado Pet.

Passo 3 –
O encadeamento midiático é a interpenetração dos três níveis midiáticos: mídia de massa,
mídia segmentada ou de nicho e a micromídia digital (PRIMO, 2008). As mídias de massa são
centralizadoras e padronizadoras; as mídias segmentadas ou de nicho possuem compromissos
relacionados ao conteúdo a ser publicado, com prazos de publicações e com seus anunciantes,
havendo um planejamento mercadológico, um segmento a ser atingido, gerando lucros publicitários;
já as micromídias digitais têm seus conteúdos de acordo com os interesses dos autores, não
dependendo de aprovações, mas promovendo debates e interações com os comentaristas, podendo
ou não se preocupar com a ampliação de audiência, “o prazer em publicar pode ser uma condição
suficiente” (PRIMO, 2008, s/p). Elabore uma micromídias digitais (para provocar comunicação
interpessoal) entre a ração “BemPet” e o seu público digital. Nela, deve constar:

a. A descrição detalhada do público-alvo;
b. A escolha e motivo de qual rede social será usada;
c. O conteúdo que será postado (pode ser fotos, imagens, vídeos, textos, músicas, entre
outros).

Passo 4 –

Para resolver os problemas atuais, a empresa B&D precisa abrir um maior contato e parceria
com as empresas que comercializam rações (pet shop, hipermercados, grandes redes de pet) por
dois grandes motivos: alcançar novos mercados (pontos de vendas) e para melhorar a divulgação e a
exposição das rações BemPet nas empresas já consolidadas como ponto de venda. Desse modo, é
inquestionável a importância de uma boa negociação.
Pensando neste contexto em que a empresa precisa firmar uma melhor parceria com os
pontos de venda, é preciso pensar:

a. Veja quais são os comportamentos e habilidades de um bom negociador apresentado
pelo autor Boas (2016). Como convencer os pontos de vendas a comercializarem e
divulgarem melhor as rações BemPet?. Escolha 03 (três) comportamentos ou
habilidades que auxiliarão no processo de parceria e negociação e justifique a sua
escolha de acordo com a situação.
b. Conforme o autor Boas (2016), existem vários fatores que influenciam a negociação,
entre eles, a credibilidade. Fale sobre a importância da credibilidade na negociação e
explique de que modo, este fator pode auxiliar a empresa B&D no desenvolvimento
de parcerias com os pontos de venda.

Passo 5 –
Na gestão da empresa B&D rações, um ponto muito importante a ser pensado são as
estratégias de distribuição do produto. É muito importante que a empresa (na distribuição de seus
produtos) escolha os pontos de venda adequados. O ponto de venda deve estar próximo ao público-

alvo, oferecer um atendimento de vendas diferenciado e transmitir credibilidade junto aos seus
clientes.
Segundo ROCHA e SOUZA (2017),

“De todas as atividades que o marketing realiza, a distribuição deverá ser analisada com o
maior cuidado, pois ela irá impactar nas ordens financeira, posicionamento de mercado,
conquista e fidelização de clientes, imagem da empresa frente ao mercado, entre outros
fatores que estão relacionados aos processos de negociação comercial” (ROCHA; SOUSA,
2017).

Com relação a disciplina de TRADE MARKETING, tratamos de dois assuntos muito importantes, que
são as atividades de um canal de distribuição e sobre os tipos de distribuição “Intensiva”, “Exclusiva”
e “Seletiva”. Para isso comente sobre as seguintes questões abaixo:

a. Comente sobre as seguintes atividades de um canal de distribuição: “Funções
Transacionais”, “Funções Logísticas”, “Funções de Facilitação”.
b. Quais seriam as principais Funções Transacionais, Logísticas e de Facilitação da B&D
Rações?
c. Comente sobre o significado de “Distribuição Intensiva”, “Distribuição Exclusiva” e
“Distribuição Seletiva”.
d. Para que a B&D alcance seus resultados na sua estratégia de distribuição de rações
qual seria o tipo de distribuição mais adequado? “Intensiva, Exclusiva ou Seletiva”?
Por quê?