Portfólio Processos erosivos: relação com fatores antrópicos e naturais e consequências para sociedade
Curso: Geografia
Semestre: 4°/5°
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática:
Processos erosivos: relação com fatores antrópicos e naturais e consequências para sociedade.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema, você deverá responder aos
questionamentos propostos pelos professores, por meio de um texto, a fim de conhecer melhor a
temática que envolve os processos erosivos.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Em Coqueiral do Oeste, município fictício do Brasil, tem se observado a ocorrência de
voçorocas, situação que está preocupando os moradores da região, tanto de áreas urbanas, como de
áreas rurais. Algumas casas estão muito perto de serem “engolidas” pelo processo, fato que assusta
os moradores, que, muitas vezes, são obrigados a deixarem suas casas pela insegurança em continuar
vivendo ali. Os moradores procuraram o poder público para solicitar providências, pedindo ajuda
quanto ao auxílio para serem realocados em outra porção da cidade ou campo, onde possa ser mais
seguro para se viver.
Situação-Problema – COLABORADOR EAD
Sabemos que as voçorocas são o resultado de processos erosivos, principalmente com a
participação da precipitação pluvial, e que suas causas podem ser tanto antrópicas quanto naturais,
ou mesmo uma associação entre elas. Ciente disso, realize as leituras dos questionamentos
propostos e responda por meio de um texto, o qual deve ser fluido e conectado, mostrando que você
compreendeu as causas e efeitos relacionados aos processos erosivos.
1) Qual a diferença entre uma ravina e uma voçoroca?
2) As voçorocas são resultado de eventos naturais ou antrópicos? Explique.
3) Explique a função da água dentro de um processo de voçorocamento.
4) Quais são os fatores condicionantes para a ocorrência de voçorocas?
5) Quais riscos, além do apresentado na Situação Geradora de Aprendizagem, uma
voçoroca pode causar? Explique.
6) Qual a relação entre manejo de solo e a ocorrência de voçorocas?
7) O que pode ser feito para diminuir os riscos de ocorrência de uma voçoroca e deixar o
local mais seguro para a população?
8) Pesquisem uma situação de erosão/voçoroca, assim como a descrita na SGA, e
descrevam os fatores que levaram a ocorrência e que medidas foram adotadas para
contê-la ou solucioná-la. Deem preferência para uma situação local e caso não haja,
insiram uma situação divulgada na mídia ou internet, preferencialmente de periódicos
científicos. Não se esqueçam de inserir imagens para retratar o caso escolhido.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO – COLABORADOR EAD
Diante da situação-problema, você deverá responder aos questionamentos propostos, escrevendo
um texto, utilizando as seguintes normas:
1. O texto deverá conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) laudas, incluindo todas as seções
e referências. Lembre-se que deverá ser escrito um texto fluido que responda todas as questões, ou
seja, não se trata de um questionário, mas sim de um roteiro a ser seguido para a escrita do texto.
2. O texto dever conter as seguintes informações:
Título (capa)
Introdução (1 lauda)
Desenvolvimento (texto escrito tendo como roteiro as questões propostas.) (2 a 3 laudas)
Conclusão (1 lauda)
Referências
COLABORADOR EAD – COLABORADOR EAD – COLABORADOR EAD