Portfólio Relação entre tipos de solo e cultivares

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Descrição

Portfólio Relação entre tipos de solo e cultivares – Semestre: 3°

Curso: Agronomia

Disciplinas: • Informática Aplicada • Ciência do Solo: Morfologia e Gênese
• Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral das Plantas
• Topografia e Georreferenciamento
• Morfologia e Sistemática Vegetal


POSSUI UM TOTAL DE 19 PÁGINAS

A proposta de Produção Textual Inter disciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a
“Relação entre tipos de solo e cultivares”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

2. Leitura e interpretação da SGA

Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na
sequência.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Situação geradora de aprendizagem (SGA)

O Brasil é um país de grande extensão latitudinal e formado por rico embasamento geológico.
A atuação de fatores climáticos bem como demais agentes intempéricos e erosivos possibilitam a
formação de solos variados, os quais são utilizados para os mais diversos fins. No que tange à escolha
por qual cultivar será plantada em cada região, outros aspectos deverão ser levados em conta como:
tipo de clima, solo, adaptação da planta etc.
Partindo desse pressuposto você deverá realizar uma entrevista com agrônomo ou pesquisar
pela internet informações acerca do seu município, caracterizando tipo de solo e as cultivares mais
adaptadas a ele. Além disso, vocês deverão responder aos questionamentos elaborados pelos
professores do semestre, os quais foram pensados buscando contemplar as diversas disciplinas que
o compõe. Neste cenário, considere que seu grupo está responsável pela elaboração de um material
informativo, no modelo “Perguntas Frequentes” que será destinado à futuros agrônomos e que tem
como principal objetivo esclarecer os tipos de solo e seus diversos usos em relação às cultivares
adaptadas a eles. Percebam que este trabalho terá uma estrutura de responder perguntas, como
encontramos em alguns manuais ou documentos que estão à disposição da população quando
possuem dúvidas sobre determinados temas. A busca por informações para responder aos

questionamentos dos professores poderá ser feita pela entrevista com um agrônomo ou buscando
informações pela internet ou outros materiais cabíveis.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

• Informática Aplicada

Com o levantamento dos aspectos da sua região, elabore uma planilha em Excel para documentá-
los. Utilize os recursos cabíveis vistos em aula, como por exemplo, funções pré-definidas, gráficos,

fórmulas e edições que sejam interessantes para o problema proposto.
Além da documentação dos levantamentos realizados, elabore outra planilha baseada na tabela
a seguir:

Com os dados apresentado na Tabela 1, monte uma planilha no Excel que apresente a
porcentagem de cada categoria e pelo menos dois gráficos que exibam esta quantificação territorial.

• Ciência do Solo: Morfologia e Gênese
(A) Qual tipo de solo existe em seu município? Você pode utilizar a classificação de solos da
EMBRAPA, se considerar importante (figura 1).
(B) Colete uma pequena amostra de solo do seu município e defina algumas de suas principais
características como: cor, textura, estrutura. Insira a foto da amostra de solo no trabalho,
descrevendo logo abaixo as suas principais características. Para isso você poderá realizar um
pequeno teste com as mãos, o solo e uma porção de água, para que consiga avaliar teor de
argila, silte ou areia, cor do solo úmido e seco e estrutura do solo seco.
(C) Qual o tipo de rocha deu origem ao solo da sua região?

Para responder a esses questionamentos você poderá usar o seguinte material de apoio:

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lista de cultivares indicadas para cada região e

a relação de municípios com os respectivos calendários de plantio. https://www.gov.br/agricultura/pt-
br/assuntos/riscos-seguro/programa-nacional-de-zoneamento-agricola-de-risco-climatico/portarias Acesso

em 15 Jul 2021.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Propriedade dos solos. Disponível em:
https://www.embrapa.br/solos/sibcs/propriedades-do-solo Acesso em 15 Jul 2021.

Figura 1: Mapa de solos do Brasil. Mapa de solos do Brasil.

• Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas
De acordo com o tipo de solo, são aplicados os devidos posicionamento para uma correta calagem,
e adubação do solo. Portanto, responda os questionamentos:
A. Se o solo for arenoso, como deve ser o posicionamento da aplicação de potássio para a cultura
do Algodoeiro?
B. Se o produtor fizer alta adubação na cultura do trigo e tiver uma frustação de safra, pode-se
considerar que parte dessa adubação estará disponível para a soja semeada na sequência?
C. Existem alguns microrganismos que são solubilizadores de fósforo. Qual a importância dessa
técnica para a produção agrícola?

Para responder a esses questionamentos você poderá usar o seguinte material de apoio:

Agronomia
https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/3519/4782
https://www.scielo.br/j/brag/a/C9KjZb74bpkv3TXPLn6xqpF/?lang=pt
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/568171/1/doc85.pdf

• Topografia e Georreferenciamento
Para se escolher culturas mais adaptada ao solo, o produtor precisa decidir sobre vários
fatores, e para isso pode vir a solicitar sua participação como Agrônomo. Existem vários critérios para
serem usados na escolha da cultura com relação ao tipo de solo do local, porém um dos fatores mais
influentes na escolha é o financeiro.
Qual a produtividade prevista de cultura de soja em determinada área? Qual o valor esperado
da venda da saca? Qual seria a produtividade de milho nesta mesma área, e qual o valor da saca? A
resposta destas perguntas, envolve certo nível de incertezas, mas com a medição da produtividade
por hectares é possível avaliar a situação por um critério objetivo. Na situação a seguir você foi
contratado para estimar o índice produtividade de uma colheita de soja, que resultou numa produção
total de 345,8 ton (área da Figura 2).

Figura 02 – Imagem de Satélite da região produtora.

Para determinar o índice de produtividade é necessário conhecer a área sobre qual a soja foi
plantada, para tanto você fez o levantamento topográfico da região. O levantamento partiu do ponto
A, o qual tem as coordenadas conhecidas (X, no sentido horário, foi registrado o Azimute da direção
AB (NÂB), os ângulos externos da poligonal e a leitura da taqueometria dos seguimentos AB, BC, CD,
DE. Após executar o levantamento topográfico você obteve as seguintes medições, registradas na
Figura 03

Você será responsável por calcular a área dessa região para descobrir a produtividade por
hectare (1hectare =10.000m2), para tanto você pode seguir alguns passos abaixo. Apresente seus
cálculos, não é necessário fazer ajuste de observação, correção de coordenada. Como auxílio,
recomenda-se usar as planilhas desenvolvidas nas aulas práticas.
a) Calcular as distâncias medidas, usando o procedimento da taqueometria.
b) Calcular as coordenadas dos pontos da poligonal.
c) Calcular a área utilizando a fórmula de Gauss:

• Morfologia e Sistemática Vegetal
No Brasil, diversas espécies vegetais são utilizadas de forma agricultável, essa grande
diversidade de espécies garante alimentos na mesa de mais de 1 bilhão de pessoas.
Identifique uma espécie de planta comumente utilizada nas lavouras da sua região e faça a
caracterização de acordo com o que se pede a seguir:
(A) Qual espécie de planta você escolheu?
(B) A qual grupo vegetal essa espécie de planta pertence? Quais as principais características
desse grupo vegetal?
(C) Faça uma caracterização taxonômica de acordo com a tabela a seguir: