Projeto de ensino pedagogia Tema: Atividades pedagógicas adaptada para alunos público-alvo de educação especial

R$52,00

Assim que o site confirmar o pagamento, será enviado no e-mail cadastrado o link para download do arquivo

Descrição

Projeto de ensino Pedagogia

Curso: Pedagogia

TEMA: Atividades pedagógicas adaptada para alunos público-alvo de educação especial


POSSUI UM TOTAL DE 23 PÁGINAS

1. APRESENTAÇÃO

O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do Pedagogia sobre a
elaboração do Projeto de Ensino, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que
possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência, para promover o seu
desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências
realizadas durante o curso. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento
acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de
um projeto direcionado para contextos educativos.
Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o Projeto
de Ensino é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse
sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo
com os critérios de avaliação estabelecidos. Além disso, parte da pontuação do
Projeto de Ensino é composta da apresentação oral.
É importante reforçar que o Projeto de Ensino se constituirá de uma elaboração
teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada ao contexto educativo.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), um projeto de ensino transcende
a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e
potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que
remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da
colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente.
A qualidade de um projeto de ensino, característica que leva à sua
efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência
significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à
realidade social mais geral” (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um
projeto de ensino vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos
de aula; a elaboração de um projeto de ensino envolve todo um processo de
construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se

deve atentar, sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:

 análise da realidade;
 projeção de finalidades;
 formas de mediação.
Em síntese, por meio da organização de um projeto de ensino,
busca-se (i) compreender determinado contexto de atuação pedagógica
(comunidade, escola, alunos); (ii)delimitar o alcance das ações previstas em
sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e (iii) definir os
procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento
(metodologias, recursos).
A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o
acadêmico deve considerar os seguintes elementos:

 Tema;
 Justificativa;
 Participantes;
 Objetivos;
 Problematização;
 Referencial Teórico;
 Conteúdos Curriculares;
 Metodologia;
 Cronograma;
 Recursos;
 Avaliação;
 Referências.

Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte
importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes
curriculares ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser
contemplados no projeto.

ATENÇÃO

O projeto é uma proposta intencional e não deve ser

aplicado.

2.1 TEMA

Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se
deseja provar ou desenvolver” ou, ainda, em expressão evocada pelas autoras, “uma
dificuldade ainda sem solução”. A escolha de um tema está balizada,
frequentemente, por fatoresinternos (afinidade pessoal, compatibilidade com a
área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003).
O tema do Projeto de Ensino deve ser direcionado para o ensino em
contextos educativos, de acordo com a habilitação de seu curso, contemplando as
principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser
uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e
participativa dos alunos.
Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e
competências inerentes ao trabalho realizado pelo docente e que possibilite o
domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a
organização e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e
não formais.
É importante que o projeto de ensino se efetive como um instrumento para
a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma
visão mais global da realidade.
O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso
proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso.
Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como:

Relevância da ideia  A ideia tem importância para o

ensino?
 Está direcionada para o ensino e a
aprendizagem em contextos
educativos de acordo com o
segmento de atuação que o curso
habilita?
 Contempla a docência, gestão e a
pesquisa?
 Está relacionada às temáticas
abordadas no curso?
 Contribui para o seu crescimento
profissional?

Viabilidade da ideia  É possível de ser executada na
educação de acordo com o
segmento de atuação que o curso
habilita?
 O problema de pesquisa está bem
definido?
 Existe bibliografia e outros
materiais de fácil acesso para a
escrita e do projeto?

Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu
projeto. Sabe por quê? Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é
possível de ser estudada em contextos educativos, devido à complexidade da
temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos
materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem
fundamentação teórica e oslimites não ficambemdelineados,muitas vezes, confuso,
até mesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em
consideração essas observações, para desenvolver seu projeto de ensino.

Projeto de Ensino Pedagogia

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2)
laudas.

QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE

ENSINO?

O Projeto de Ensino em Educação do curso de Pedagogia possui duas linhas, sendo
estas:

 Docência (Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
 Gestão Escolar

Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção
do seu Projeto de Ensino. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher
um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho
desenvolvido pelo professor (na linha da docência) ou pelo pedagogo (na linha da
Gestão Escolar).

COMO SELECIONAR O TEMA?

O Projeto de Ensino deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem
definido, observando os objetivos que pretende alcançar, bem como algo que
provoque seu interesse.Para te auxiliar, sugerimos alguns temas:

QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE ENSINO?

Fonte:
https://bit.ly/2TC5zVhAcesso
Acesso em: 15 jul. 2021

COMO SELECIONAR O TEMA?

DOCÊNCIA

A utilização da literatura infantojuvenil para o processo de ensino

e aprendizagem.
Brinquedoteca.

O papel dos jogos no processo de ensino da matemática.
A construção de projetos interdisciplinares nos anos iniciais do

ensino fundamental.

Organização do planejamento docente a partir dos direitos de

aprendizagem da BNCC.

Os campos de experiência da BNCC e a organização das práticas

pedagógicas na educação infantil.

Atividades pedagógicas adaptadas para alunos público-alvo da

educação especial.
Processo de alfabetização de Jovens e Adultos.
Estratégias pedagógicas a partir do uso das tecnologias digital.

GESTÃO

A organização da Gestão democrática e participativa.
O papel do pedagogo na Construção do Projeto Político Pedagógico.

Relação Família e Escola.
Mediação de conflitos no ambiente escolar.
Orientação Educacional.

Ação do pedagogo e as competências socioemocionais da BNCC.

A importância dos projetos culturais em Organizações não

Governamentais (ONGs).

2.2 JUSTIFICATIVA

Na perspectiva de Marconi e Lakatos (2003, p. 219), uma justificativa “consiste

numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos
de ordem prática que tornam importante” uma dada ação ou pesquisa.
A justificativa fundamenta a escolha do tema e a motivação do Projeto. Para isso,
destaque a relevância da sua pesquisa, apresentando argumentos que identifiquem a
importância do tema proposto. Defenda sua proposta, apresente a finalidade do seu
estudo, convença o leitor de que seus propósitos são justos e merecem uma abordagem
sistemática e científica. É importante frisar que, por cursar uma licenciatura,
futuramente, você atuará na área do ensino, como professor. Assim, sua pesquisa deve

ser relevante para essa área. Ao apresentar osseus argumentos, é essencialfundamentá-
los teoricamente, ou seja, apresentar informações teóricas (citações e referências) que

sustentem sua justificativa.
Vale ressaltar que a justificativa se difere da fundamentação teórica. Assim,
quando se fala de abordagem de “razões de ordem teórica” na elaboração deste item,
deve-se ter em mente que não se deve explicitar ou aprofundar o referencial teórico,
mas, ressaltar sua importância para as ações a serem desenvolvidas (MARCONI,
LAKATOS, 2003).
Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2)
laudas.

2.3 PARTICIPANTES

Nesta parte do trabalho, você deve especificar a quem o projeto se destina, ou
seja, aqueles que serão diretamente
afetados/mobilizados/atendidos/contemplados com seu desenvolvimento.
Importante observar, na definição dos participantes, o atendimento ao
segmento dos contextos educativos para o qual seu curso de graduação o habilita
para atuação. Assim, por exemplo, se o seu curso licencia para atuar no Ensino
Fundamental – AnosIniciais, o Projeto de Ensino não pode ser direcionado ao Ensino
Médio.
Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

2.4 OBJETIVOS

Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai
procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos
conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156).
Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito, aquilo que almeja com o
estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto de Ensino em
contextos educativos.

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Indica o que pretende alcançar de forma
ampla e está relacionado à questão
principal do projeto.
Contribuem para alcançar o objetivo
geral, apontando as etapas que levam a
obtenção do objetivo maior.
Você deverá elencar três objetivos
específicos que pretende alcançar com o
desenvolvimento do projeto
(conhecimentos adquiridos, mudanças de
atitude e/ou habilidades conquistadas).

Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

2.5 PROBLEMATIZAÇÃO

A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano
escolar de estudos já realizados, verificando-se dificuldades, questões conflitantes,
possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de
estudo e gerar uma pergunta.
A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no
conhecimentode alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma
solução (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 159).
Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara,
compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende

resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI;
LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema
selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada
no contexto escolar?
Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar
o contexto observado, situar a dificuldade identificada e, por fim, apresentar reflexões
capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o
problema motivador do projeto.
Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas(2)
laudas.

2.6 REFERENCIAL TEÓRICO

Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca
zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum
conhecimento precedente.
A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente
e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada.
Neste item, você deveapresentar as principais teorias que se relacionam com seu
Projeto de Ensino. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos
essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o
enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar
que “a ciência lida com conceitos” e os “conceitos podem tersignificados diferentes de
acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI, LAKATOS,
2003, p. 225), daí a necessidade deste item.
Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que
subsidiem o temaque escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre
outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros
didáticos.
Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, é necessário realizar um
levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como

sugestão para realizá-la, você necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar
um texto que contenha referências a autores e obras que abordem a temática escolhida
para a realização do Projeto de Ensino.
A revisão bibliográfica de seu Projeto de Ensino, assim como de qualquer
trabalho acadêmico, dever ser pautada na utilização de fontes confiáveis. Além de
materiais convencionais, como livros e artigos de periódicos (revistas científicas), podem
ser utilizados trabalhos acadêmicos de relevância comprovada na área, como
dissertações e teses. Vale ressaltar que, dada a disseminação das tecnologias digitais de
informação e comunicação, boa parte do acesso a esses materiais é feita por meios
digitais, na internet, o que exige cuidado e atenção na seleção das fontes, bem como a
sua correta referenciação.
Em síntese, você deverá buscar autores e inseri-los no debate, por meio de
citações diretas e indiretas. É importante sempre referenciá-los, conforme as normas da
ABNT. Nunca copie as ideias do autor sem mencioná-los, pois a prática da apropriação
de textos alheios constitui plágio, crime com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610).
Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, cinco (5) e, no máximo, sete (7)
laudas.

2.7 METODOLOGIA

Neste item, você deve explicitar o desdobramento teórico-prático,
fundamentado em ações a serem desenvolvidas e as estratégias necessárias para
realizá-las.
Você deve observar as seguintes etapas:
 Planejamento: É nessemomento que se organiza as práticas e se faz uma
ligação entre os conteúdos/abordagens e o contexto social. O
desencadeamento das ações ocorre por meio das perguntas: O que
fazer? Como fazer? Quem vai ajudar?

 Execução: É a descrição de como as atividades serão desenvolvidas,
focando em tudo que precisa ser feito para que o projeto, de fato, se
efetive.
Considerando que o Projeto é voltado tanto para a docência quanto para a
gestão, você pode contemplar diferentes abordagens: o uso de metodologias ativas e
de tecnologias digitais; aulas práticas e expositivo-dialogadas; elaboração de mapas
conceituais; experimentação de técnicas e materiais; soluções de problemas; estudos
de caso; estudos dirigidos; trabalhos colaborativos por meio das redes sociais
(Facebook, Twitter, blogs), entre outros.
Caso esteja previsto o trabalho com materiais disponíveis na internet, inclua os
links dos materiais que pretende utilizar.
Para te auxiliar no entendimento sobre a metodologia, observe os exemplos
abaixo:

DOCÊNCIA

O tema escolhido foi a construção de práticas para o ensino de crianças pequenas a
partir dos campos deexperiência da BNCC.
1o passo: elencar um dos objetivos de aprendizagem descritos na BNCC para o
trabalho com as crianças pequenas, referente a este campo de experiência.
2o passo: selecionar o conteúdo a ser desenvolvido com este grupo etário.
3o passo: descrever o procedimento adotado para a realização da atividade:
contação de história,construção de instrumentos, elaboração de uma peça teatral,
jogos etc.
4o passo: relatar como a atividade será apresentada aos alunos (individual ou em
grupo) e como eles deverão executar.

2.8 CRONOGRAMA DO PROJETO

O tempo previsto para a execução do projeto se relaciona diretamente aos
objetivos propostos, no entanto, não deve ser muito longo, pois pode causar
desinteresse. Dessa forma, ao prever o tempo para a realização do projeto, organize
um cronograma para realizar cada atividade prevista na Metodologia, o que pode ser
feito desta forma:

Etapas do Projeto Período
1. Planejamento
2. Execução
3. Avaliação

Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.

GESTÃO

Vamos supor que você escolha uma proposta cujo tema seja “A ação do pedagogo
na construção do Projeto Político Pedagógico”. Você deverá explicitar as ações que
serão desenvolvidas, observe o exemplo a seguir:
1o passo: realizar um encontro com os profissionais da escola para discutirem
juntos a importância do projeto político pedagógico e sua elaboração em uma
perspectiva democrática e participativa.
2o passo: marcar uma reunião com os professores e membros do grêmio estudantil,
conselho escolar, associação de pais etc., para que juntos reflitam as necessidades
do espaço escolar.
3o passo: construir em parceria com a comunidade escolar o projeto político
pedagógico a partir das discussões e decisões tomadas nas reuniões anteriores.
4o passo: socializar com os envolvidos do espaço escolar o documento e realizar os
ajustes necessários.

2.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

Prever a necessidade de recursos humanos e materiais proporciona a
organização do trabalho e o encaminhamento do estudo e da investigação,
enriquecendo o projeto na sua totalidade. Nesta parte do trabalho, você deve elencar
os recursos necessários para a execução do Projeto.
Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.