Plano de aula Práticas Pedagógicas em Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental
Disciplina: Práticas Pedagógicas em Matemática – Anos Finais do Ensino
Fundamental
AULA PRÁTICA – PLANO DE AULA
Unidade: Desenvolvimento de práticas pedagógicas em matemática.
Aula: Todas as aulas da unidade.
Situação-problema
A comunidade em questão é uma região rural, em que a maioria dos estudantes provém de
famílias de agricultores e pescadores. O nível da turma é o ensino fundamental e o professor é
responsável por lecionar matemática e ciências.
Os estudantes apresentam dificuldades para compreender os conceitos matemáticos e científicos
relacionados à agricultura e pesca, pois não veem a aplicação prática desses conhecimentos na
sua vida cotidiana. Além disso, eles apresentam baixo rendimento escolar e pouco interesse pelas
aulas.
Para isso, o plano de aula deve considerar as seguintes características:
1. Identificação do problema: apresentar aos estudantes a importância da matemática e
ciências na agricultura e pesca.
2. Objetivos:
• Desenvolver habilidades matemáticas e científicas relacionadas à agricultura e pesca.
• Aumentar o interesse dos estudantes pelas aulas e melhorar o rendimento escolar.
3. Conteúdo: Matemática (cálculo de área, medidas de volume e capacidade) e Ciências
(princípios básicos da agricultura e pesca, ecologia).
4. Metodologia: Aulas práticas e atividades em grupo, visitas às fazendas e aos pesqueiros
locais, estudos de caso.
5. Avaliação: Trabalhos escritos e práticos, participação em grupo, questionários e
entrevistas.
6. Recursos: Mapas, jardins, equipamentos agrícolas, materiais de pesca e relatórios de
estudo.
7. Resultados esperados: Maior compreensão dos conceitos matemáticos e científicos
relacionados à agricultura e pesca, aumento do interesse e rendimento escolar dos
estudantes.
Atividade proposta
Elabore o plano de aula sobre cálculo de área, medidas de volume e capacidade do componente
curricular Matemática para o oitavo ano do ensino fundamental.
Objetivos
• Compreender o plano de aula como uma ferramenta para planejar e organizar suas aulas
de forma mais eficiente.
• Refletir sobre as práticas pedagógicas e as práticas de ensino.
• Desenvolver a criatividade na aplicação de atividades interdisciplinares.
• Aplicar a experimentação de novas metodologias de ensino por meio de atividades que
sejam atraentes e desafiadoras para os estudantes.
Modelo do Plano de Aula
Estudante, para a entrega desta Atividade Prática, siga as instruções e preencha o quadro a
seguir, que consiste em um modelo de Plano de Aula. Nenhum dos itens deve ser excluído ou
ficar sem preenchimento.
PLANO DE AULA
Componente
curricular:
Insira aqui o nome da disciplina.
Unidade
temática:
Insira aqui a Unidade Temática conforme a BNCC.
Objeto do
conhecimento:
Insira aqui o Objeto do Conhecimento conforme a BNCC.
Habilidade(s): Insira aqui a(s) Habilidade(s) conforme a BNCC, reproduzindo a numeração e a
descrição.
Tema da aula: Insira aqui o título da aula.
Turma: Insira aqui o ano e o nível de ensino.
Duração: Insira aqui o número de aulas e o tempo de cada uma delas.
Objetivo(s): Insira aqui o(s) objetivo(s) que você deseja que os estudantes alcancem.
Competências: Insira aqui as Competências conforme a BNCC.
Conteúdo
programático:
Insira aqui os conteúdos a serem abordados.
Metodologia: Insira aqui as estratégias que orientam a condução da aula (ex: criação de mapa
conceitual, sala de aula invertida, etc.).
Recursos
didáticos:
Insira aqui os materiais a serem utilizados (ex: lousa, games, música, etc.).
Resultados de
aprendizagem
Insira aqui os resultados de aprendizagem esperados para essa aula.
Critérios de
avaliação:
Insira aqui os métodos avaliativos.
Referências: Insira aqui a bibliografia básica e a complementar.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental e
médio. Brasília, MEC/SEED, 2018.
Plano de aula Práticas Pedagógicas em Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental